Soluções para pisos desportivos

SISTEMAS FIXOS SISTEMAS PORTÁTEIS

A Junckers fabrica pisos de madeira maciça de alta qualidade para todos os tipos de instalações, ginásios e campos desportivos, incluindo basquetebol, andebol, voleibol, campos de futsal, campos de squash e polidesportivos.

Com a experiência acumulada na fabricação de pavimentos em madeira maciça desde 1930, a Junckers tem os conhecimentos técnicos necessários para oferecer pisos em madeira maciça de alta qualidade. As nossas soluções adaptam-se a qualquer desporto e atividades indoor, como ginásios, centros de fitness e espaços multiusos.

A Junckers é um grande fabricante de sistemas de piso desportivo e conta com muitos clientes satisfeitos espalhados pelo mundo.

Os pisos desportivos Junckers têm propriedades únicas de elasticidade, oferecendo aos atletas uma liberdade absoluta de movimento, proteção contra lesões e permitindo-lhes alcançar o seu melhor. Os nossos pisos foram feitos para durar gerações, por isso não é estranho encontrar pavilhões desportivos com pisos de madeira Junckers com 50-60 anos.

Procura um piso de basquetebol?

A madeira maciça é um requisito de ouro
para pisos de basquetebol de alto desempenho
e ninguém faz melhor do que Junckers

ESCOLHA DO SOALHO

Os pisos de madeira Junckers são feitos de madeira 100% nobre. Não existem camadas intermédias. Os pisos têm uma espessura total de 22 mm, tornando-os muito fortes e estáveis. Cada soalho do piso é composto por duas réguas unida na fábrica por duas juntas minuciosamente feitas à maquina.

Uma solução que usa a madeira de forma eficiente sem comprometer a qualidade.

FÁCIL E RÁPIDO DE INSTALAR

Para facilitar e agilizar a instalação do piso, os pavimentos desportivos Junckers têm comprimentos uniformes de 3700 mm e cobrem aprox. 0,5 m². Todos os soalhos são unidos por macho e fêmea em toda a volta.

PRONTO PARA USAR QUANDO INSTALADO

Os pisos Junckers são sempre fornecidos com a superfície envernizada da fábrica. Isto torna o piso pronto a ser utilizado imediatamente após a instalação.
Um piso com Pré-acabamento de fábrica reduz o risco de erro humano ao lixar e envernizar no local e impede a utilização de vernizes de qualidade desconhecida. Os pisos revestidos de fábrica garantem alta qualidade e poupam custos de mão de obra.

EXTREMAMENTE ESTÁVEL E DURÁVEL

Demoramos muito mais tempo do que o normal durante o processo de secagem para garantir que os movimentos naturais da madeira sejam totalmente controlados e mantidos à margem mínima. Por isso os pisos desportivo Junckers não é um problemas quando os níveis de humidade ambiental variam ao longo do ano.

Os nossos pisos desportivos de Faia e Ácer são secos usando o método único de secagem em prensa da Junckers. Este processo faz com que o piso tenha uma elevada dureza e uma resistência superior ao movimento, em comparação com madeiras semelhantes que utilizam processos normais de secagem.

SUPERFÍCIE FORA DO VULGAR

O verniz utilizado nos nossos pisos é um verniz de poliuretano extremamente resistente, que é aplicado em várias camadas.

LONGA VIDA E BAIXOS CUSTOS DE MANUTENÇÃO

Os nossos pisos são fáceis de limpar, manter e são totalmente reparáveis.
No dia-a-dia, o piso requer apenas varrer ou uma limpeza à máquina com o mínimo de água possível.
Para proteger e garantir uma longa vida do pavimento recomendamos ocasionalmente um lixamento ligeiro e uma nova envernizarem.

Atletas de elite exigem pisos desportivos de alto desempenho

SEGURANÇA E DESEMPENHO DO PISO

A norma diz respeito à segurança e propriedades técnicas do desporto nos quais os pontos-chave mais importantes estão descritos em baixo.

Fricção

Os jogadores movem-se rapidamente no chão, por isso é importante que o atrito esteja correto. O valor ideal de atrito deve ser entre 80 e 110. Um valor de atrito inferior a 80 tornaria o chão excessivamente escorregadio. Um valor de atrito superior a 110 tornaria o chão excessivamente áspero.

Cargas Rolantes

A capacidade do chão para suportar cargas rolantes é importante em locais onde serão usados empilhadoras ou similares. Os resultados dos ensaios mostram se o piso pode ou não suportar uma carga rolante de 1500 kN (arpox. 150 Kg), que seria o mínimo que deve suportar o pavimento.

Deformação vertical – Elasticidade

A absorção do choque depende da flexibilidade do solo quando exposta à carga dinâmica. Neste caso, o resultado mede a deformação vertical em milímetros, o que e como poderia ser a deformação causada no chão quando exposta a um impacto dinâmico equivalente ao de um atleta durante a corrida.

Absorção de impacto

Um piso absorvente ao choque minimiza o risco de lesões. Os testes medem a percentagem de energia de impacto absorvida pelo chão ao aterrar após um salto.

Ressalto de bola

Um bom ressalto de bola ideal aumenta o controlo da bola e a velocidade do jogo. Os resultados dos testes mostram a recuperação alcançada pelo piso em percentagem da recuperação medida num piso de betão.

O PROGRAMA DE TESTES DA JUNCKER

Apesar das boas intenções destas normas, não há exigências em termos de força e durabilidade. Por isso, Junckers optou por integrar dois testes adicionais para estas propriedades.

TESTE DE FADIGA

O teste de fadiga é realizado em todos os nossos pavimentos desportivos “High Performance – Nível A4”, quando estão em desenvolvimento. O solo está exposto a uma série de impactos controlados, ponto dinâmico de 3 kN (Aproximadamente 300 kg) não inferior a 100.000 vezes, o que simula eficientemente o equivalente a 25 anos de uso normal.

TESTE DE CARGA DE PONTO

As exigências no piso podem aumentar significativamente quando o piso desportivo é utilizado para exposições, concertos e grandes eventos desportivos e onde os assentos retrateis são movidos pelo chão. Estas exigências simplesmente não são consideradas pela Norma EN. Por isso, os pisos desportivos de Junckers são submetidos a testes rigorosos para garantir pisos duráveis e versáteis.

Contactar